A Ouvidoria Geral externa, #NossaOuvidoria, é um órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado do Pará, responsável em garantir a participação popular e promover a qualidade dos serviços prestados pela instituição. Diferencia-se das demais ouvidorias do sistema de justiça por contar com uma representante da sociedade civil para um mandato de dois anos.

Eliana Bogéa assumiu a #NossaOuvidoria em 18 de junho de 2018 por ocasião da 167ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará.

À #NossaOuvidoria cumpre aproximar cada vez mais a Defensoria Pública do Estado do Pará da sociedade civil e das lutas do povo para, juntos, garantirmos a democratização do acesso à justiça.

A #NossaOuvidoria deve escutar/dialogar com defensores públicos, servidores, estagiários e público próprios da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPPA) para melhoria do atendimento das pessoas, coletivos e movimentos em situação de maior vulnerabilidade em razão de idade, gênero, estado físico/mental e/ou alcançados por circunstâncias sociais, econômicas, étnicas e/ou culturais que dificultam o exercício de nossa cidadania. Conte conosco para:

  • ✔ sugestões para melhoria/qualidade dos serviços da DPPA;

  • ✔ reclamações sobre o atendimento da instituição;

  • ✔ denúncia de irregularidades /ilegalidades praticadas no âmbito da DPPA ;

  • ✔ elogio dos serviços/desempenho da instituição;

  • ✔ dúvidas sobre os serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado do Pará ;

  • ✔ parcerias para concretização dos direitos coletivos e consolidação de nossa cidadania


A #NossaOuvidoria diferencia-se das existentes na esfera da administração pública brasileira pelo fato de uma representante da sociedade civil assumir o cargo de ouvidora geral e, em um mandato de dois anos, atuar para a consolidação e ampliação das ações da Defensoria Pública e criação de canais de comunicação e escuta da população.

Aqui é possível intervir, criticar, fiscalizar, elogiar, reclamar, apontar suas demandas, suas prioridades, auxiliando politicamente no crescimento desta instituição de Justiça. Prestar esclarecimentos, orientar os cidadãos e cidadãs, ouvir as sugestões, críticas, acolher as demandas apresentadas por quem procura os serviços da Defensoria. Essas são algumas das atividades desempenhadas pela Ouvidoria no cotidiano. Qualquer pessoa pode procurar os nossos serviços. Para atender melhor e da forma mais rápida possível o/a usuário/a, a #NossaOuvidoria disponibiliza as seguintes formas de atendimento.

Atendimento Presencial

De segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, no Prédio Sede da Defensoria, 5º andar, que fica situado à Rua Padre Prudêncio, nº 154, CEP: 66019-080 – Belém/PA – próximo ao Largo da Palmeira e Igreja de Santana.

Baixe o Formulário de Atendimento Presencial

Atendimento Online

O atendimento via internet é feito de três formas: (1) mensagem eletrônica para o endereço ouvidoriadppa@gmail.com; (2) preenchimento da ficha de atendimento on-line (logo abaixo); (3) e/ou pelo whatssap (91) 99325-3485.

Quando procurar a #NossaOuvidoria

Ouvidoria se coloca inteiramente a disposição quando a procura por parte dos cidadãos ou cidadãs estiver relacionada com:

Sugestão de ações pela melhoria e pela qualidade dos serviços da DPE/PA
Reclamações sobre o atendimento de defensores, de servidores, estagiários
Elogio do serviço e do desempenho da Defensoria Pública
Dúvidas sobre os serviços prestados pela Defensoria:
Requerimento de atuação parceira para concretização de direitos coletivos e efetivação da cidadania

Quando solicitado, ou por necessidade do caso, a #NossaOuvidoria resguardará o nome do usuário, mantendo, também, em sigilo informações prestadas.

Acesse o Formulário de Atendimento Online

Promover a constante publicização de nossas atividades, a fim de facilitar a transparência e o acesso dos cidadãos/cidadãs à #NossaOuvidoria.


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