Judicialmente, atuamos na 1ª instância (capital e interior), bem como perante o Tribunal de Justiça e Turma Recursais dos Juizados, STJ e STF.

Extrajudicialmente(Pedidos Administrativos em Geral, Emissão de Documentos, Exames de Paternidade, Audiências Públicas, Mediação, Conciliação, Orientação Jurídica, etc.).

A Defensoria Pública do Pará não atua em matéria Eleitoral e Trabalhista, bem como em outras matérias de competência da Defensoria Pública da União, salvo previsão expressa em sentido contrário.

Compreende, entre outros, o ajuizamento e o acompanhamento de ações relativas a despejos, à reintegração de posse, a cobranças, a execuções, a indenizações e a ações de menor complexidade. Essa área também é chamada de civil. As ações de usucapião (em que alguém pede para ter a propriedade de um imóvel ou terreno que ocupou durante muito tempo), os problemas ligados ao condomínio, bem como as questões relacionadas aos contratos em geral, ao acidente de trânsito e ao inventário também estão nessa área.
Compreende o ajuizamento de ações para a defesa dos idosos no Distrito Federal. Os idosos têm vários direitos assegurados pela legislação. É importante ressaltar que os idosos têm direito ao atendimento prioritário (preferencial) em qualquer órgão público ou privado, seja em repartições públicas, em bancos ou em empresas privadas, por exemplo. Eles também possuem prioridade na tramitação de processos e procedimentos e na execução de atos e diligências em que ele seja parte (autor ou réu) ou interveniente (participante de outra forma no processo). A prioridade nos processos judiciais é assegurada mediante a prova da idade do idoso nos autos e é pedida à autoridade judiciária (Juiz, Desembargador, Ministro), devendo ser anotada no processo em local visível. A regra vale para qualquer instância da Justiça (Fóruns, Juizados, Tribunais Superiores).
Compreende o ajuizamento de ações necessárias à proteção dos interesses de vítimas de violência doméstica. A Lei Maria da Penha criou mecanismos para evitar e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Esses mecanismos são muito usados para proteger as vítimas de violência doméstica que procuram o Núcleo de Defesa da Mulher.
Segundo essa lei, são formas de violência contra a mulher: a violência física, a psicológica, a sexual, a moral e a patrimonial (como a destruição parcial ou total dos objetos da mulher).

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...