Missão

O Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA) da Defensoria Pública do Estado do Pará tem a missão de prestar atendimento interdisciplinar, judicial e extrajudicial para a criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade pessoal ou social e, ao adolescente que foi atribuído de ato infracional, bem como aos seus familiares ou responsáveis..

OBJETIVO


Atendimento judicial e extrajudicial nos casos de abandono e maus tratos de crianças e adolescentes. Defesa dos adolescentes que respondem a processos por ato infracional, ações de apuração de ato infracional e de execução de medidas socioeducativas. Atendimento interdisciplinar extensivo às famílias das crianças e adolescentes atendidos pelo NAECA. Realização de visitas nas unidades de execução das medidas socioeducativas, espaços de acolhimento institucional, Conselhos Tutelares, Casas de Passagens, etc. .

EQUIPE DE TRABALHO

KASSANDRA GOMES
Defensora Pública
CARLOS SILVA
Defensor Público
KEYLA OLIVEIRA
Defensora Pública.
ALIRA PEREIRA
Defensora Pública
TANIA SOUZA
Defensora Pública
ETELVINO AZEVEDO
Defensor Público
MARUCIA LINS
Defensora Pública
DANIELA MACHADO
Defensora Pública
LUIS FILHO
Defensor Público
ALDO ABREU
Técnico de Defensoria
AMBROSIO JESUS
Braçal
CARLA REIS
Analista de Defensoria – Psicóloga
ANA FURTADO
Analista de Defensoria – Assistente Social
JANE MELO
Analista de Defensoria – Socióloga
JOSE LEITE
Motorista
JUDITH NETA
Auxiliar de Defensoria
KELTON SILVA
Técnico de Defensoria
ROSINALDO RODRIGUES
Analista de Defensoria – Pedagogo

Informaões


Desde 2013 o núcleo incentiva e pratica os círculos restaurativos, seja ele familiar, escolar ou comunitário, estabelecendo diálogos para retorno de entendimento das partes.
O NAECA acolhe grupos encaminhados pela rede de assistência social em cumprimento de medidas socioeducativas, grupos que desenvolvem atividades no período de seis meses onde o núcleo acompanha os adolescentes e familiares.
Caso haja reincidência do adolescente em atos infracionários após o término do cumprimento, o mesmo é desligado da rede de assistência social.
Muitos adolescentes após cumprimento das medidas socioeducativas pedem para permanecer nos grupos para desta vez então poder ajudar próximos adolescentes.
No ano de 2013 o NAECA atendeu mais de 900 crianças e adolescentes no grupo de 1° vara, que atende a proteção das crianças e adolescentes, onde trata da vulnerabilidade e adoção, e 1357 adolescentes no grupo de 2° vara, que cuida dos atos infracionários.

LOCALIZAÇAO

O NAECA fica na:
Travessa São Francisco, n. 427
Campina – Belém – Pará
CEP: 66023-185
Belém-PA
Fone (91) 3222-8818 – naecabelem@gmail.com