23012017_capacita2017unama_1.jpg

Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Pará, com a missão institucional de levar conhecimento jurídico para a sociedade, participou do projeto “Capacita 2017” da Universidade da Amazônia (Unama), com o curso: “Defensoria Pública: Instituição Essencial à Justiça”, que foi realizado no campus Alcindo Cacela.

23012017_capacita2017unama_3.jpg

“À medida que nós participamos desse ciclo de palestras e capacitação nas universidades, nós estamos apresentando a Defensoria Pública no meio acadêmico, para os universitários, onde muitos já ouviram falar, mas não sabem em que consiste a Defensoria.”, explicou a defensora pública Alessandra Guedes, que atua no Núcleo de Atendimento à Família (NAEFA).

Segundo ela, as pessoas que estavam no evento têm o desejo de conhecer melhor a instituição. “A receptividade foi muito boa, porque existe um interesse muito grande no meio acadêmico para saber realmente no que consiste a Defensoria, como funciona, quais os tipos de demandas mais corriqueiras na nossa rotina. Ao término das palestras que foram proferidas por mim e por outros colegas defensores públicos, nós percebemos um semblante de satisfação por eles passarem a entender e ter interesse pela carreira depois de entender”, completou Alessandra Guedes.

23012017_capacita2017unama_4.jpg

O curso “Defensoria Pública: Instituição Essencial à Justiça” foi mediado pelo defensor público e professor da instituição, José Anijar Rei, que abordou a importância da Defensoria Pública e contou com a participação de defensores públicos em diferentes áreas de atuação. A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Rossana Parente, falou sobre o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUCON); a área da infância e juventude foi representada pelo defensor público e coordenador do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA), Carlos Eduardo Barros; a área da família, pela defensora pública e coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado à Família (NAEFA) Alessandra Guedes; e, a área criminal, com o defensor André Martins, coordenador do Núcleo de Atendimento Criminal (NACRI).

23012017_capacita2017unama_2.jpg

Na ocasião, o defensor público Carlos Eduardo Barros explicou sobre a atuação do Naeca. “Realizei um bate-papo e apresentei a rotina do núcleo de atendimento especializado da capital, assim como informações mais práticas sobre o Sistema de Garantias e Direitos da Infância. Aproveitei a oportunidade para informar sobre a atuação internacional da Defensoria com a experiência na Defensoria Interamericana”, afirmou.

A Universidade da Amazônia realiza o projeto “Capacita” desde 2015, voltado para a comunidade acadêmica e à população. São oferecidos cursos gratuitos como: Curso Básico de LIBRAS, Cálculo Trabalhista, Curso de Oratória, Preparo de Sabão Artesanal, Como Melhorar Sua Condição Física: exercícios práticos, Oficina de Redação Oficial: técnicas para o primeiro emprego, Curso de Excel Básico, Noções de Informática para o primeiro Emprego, Power Point: nível básico, Maquiagem e Camuflagem, Cozinha Prática e Rápida, Curso para Babás com Foco na Alimentação Infantil, Reaproveitamento de Alimentos no Lar e Curso de Jardinismo.

 

Texto: João Moraes e Victória Botelho

Fotos: Divulgação


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...