02022017_AtendNovosDef1.jpg

Durante dois dias, os novos defensores públicos atenderam os presos provisórios da Central de Triagem de São Brás em Belém. A visita estava prevista no Curso para Formação de Defensores e foi supervisionada pelo coordenador do Núcleo de Atendimento Criminal (Nacri) da Defensoria Pública do Estado do Pará, o defensor público André Pereira. 

Entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, 30 presos foram atendidos. Os defensores puderam explicar a eles a situação processual e colher informações sobre o estado de saúde dos assistidos. “Com acesso ao protocolo dos presos eles puderam saber se já houve a audiência de custódia e a situação do assistido dentro da casa penal”, disse o coordenador do Nacri, André Pereira.

O defensor comentou que a atividade é importante para expor aos novos defensores a importância do atendimento do assistido encarcerado. “É importante para entender e compreender a dinâmica de trabalho da visita de cunho informativo. Levar informações e colher informações para a defesa técnica a ser desenvolvida no processo penal de cada assistido”, revelou André Pereira.

02022017_AtendNovosDef2.jpg

Nos dois dias, 30 assistidos da Defensoria Pública foram recebidos pelos novos defensores, que tiveram a possibilidade de conhecer o sistema carcerário do Pará. “Essa visita permite que eles entrem em contato com as dificuldades inerentes à atividade. Dessa forma, eles podem se preparar para, quando chegar ao interior do estado, conhecer as casas penais e a sua forma de funcionamento”, observou o defensor público. “Conhecer as peculiaridades de cada casa penal e ter uma forma de organização de trabalho, a fim de que possam planejar e executar as visitas com eficiência”, finalizou.           

Para Eduardo Fontes, a visita à casa penal, prevista no Curso de Formação para Defensores Públicos, reforça a atuação da instituição na área criminal. “Na medida em que temos contato direto com o assistido, nos possibilita uma nova melhor forma de atuação e a melhora na busca de avanços ao assistido. Além disso, há o encontro entre o assistido e o defensor público antes de uma audiência marcada”, comentou o novo defensor público.         

02022017_AtendNovosDef3.jpg

Todas as informações colhidas na Central de Triagem de São Brás serão levadas aos defensores públicos em atuação nas varas criminais de Belém.  Os assistidos também foram informados quais dias e horários em que os familiares poderão ir conversar com o defensor público responsável e saber informações sobre o andamento do processo. 

Texto: Gerlando Klinger

Fotos: Ana Luíza



Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...