09022017_seminarioamazonia_3.jpg

A Defensoria Pública do Estado do Pará participou, na última quinta e sexta feira - dias, 9 e 10 de fevereiro, do evento “Seminário Amazônia Territórios e Significados em Disputa”, que foi realizado pelas ONGs Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase Amazônia) e Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), no Hotel Beira Rio, em Belém.

O evento reuniu gestores públicos, pesquisadores e representantes de movimentos sociais para debater sobre a gestão da Amazônia, os impactos do desenvolvimento, políticas públicas e outros assuntos importantes. Estiveram presentes o defensor público, Johny Giffoni, que atua no Núcleo de Defesa de Direitos Humanos e o também defensor público, Marco Aurélio Guterres, que atua no Grupo de Trabalho de Regularização Fundiária.

O objetivo do seminário foi discutir e trocar reflexões sobre a Amazônia e o seu contexto atual, o qual é marcado por grandes projetos que causam impactos socioambientais às comunidades ribeirinhas, população indígena e trabalhadores que sobrevivem dos recursos do meio ambiente. Para Giffoni, foi de grande importância a participação da Defensoria Pública do Estado do Pará. "Muitos assistidos nossos estão localizados nessa área que sofrerá ou sofreu impactos em virtude do desenvolvimento não sustentável", alegou.

A Fase Amazônia tem o papel de denunciar os impactos do desenvolvimento que se fazem presentes nos grandes projetos de mineração, hidrelétrica e monocultura a fim de construir de uma política de desenvolvimento que tenha em vista as características das cidades amazônicas. O INESC atua no aprimoramento dos processos democráticos com o objetivo de garantir os direitos humanos e visa à promoção da cidadania.

 

Texto: Victória Botelho


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...