30082019_pailegal_01.jpg

Na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, a Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado à Família (Naefa) e, em parceria com o Parque Shopping, a Universidade da Amazônia (Unama), Cruz Vermelha e o Instituto de Ensino Superior (IES), realizou Campanha Pai Legal no Parque, na unidade da Universidade da Amazônia (Unama), no Parque Shopping.

Dando continuidade às comemorações do dia dos pais, o Naefa promoveu a campanha que tem como objetivo garantir a união familiar, levando às crianças e aos adolescentes a plena cidadania com o reconhecimento de paternidade voluntária e o exame de DNA disponibilizados gratuitamente. Ao todo, foram mais de 100 atendimentos ofertados, sendo entregues, na ocasião, certificados aos pais cujos resultados dos exames eram positivos, como forma de incentivar essa proximidade entre pai e filho.

30082019_pailegal_02.jpg

A Diretora da Escola Superior, Alessandra Damasceno Guedes, destacou o proposito da campanha. “O objetivo é incentivar o reconhecimento de paternidade, que é a busca da cidadania e da dignidade das crianças e adolescentes, que não têm o registro do pai na certidão de nascimento. Em nosso contexto nacional, nós temos mais de cinco milhões de crianças e adolescentes que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento. E a campanha é para que possamos mudar esse quadro e diminuir esses números”, disse.

A coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado da Família (Naefa), Verena Barros, destacou a importância deste programa. “O ato de reconhecer já é um ato de amor, pois está reconhecendo aquela criança como o seu filho. É muito mais importante que, a partir daí, você comece a construir uma nova história, sendo de amor, de transmissão de valores, para que aconteça a aproximação com a criança, e o pai exerça essa função de ‘Pai Legal’ e presente”, frisou.

“Com esse programa temos a oportunidade de plantar a semente da responsabilidade, para chamar a atenção dos homens sobre a importância do papel de um pai na vida da criança. E esse é um dos papeis essenciais da Defensoria Pública, trabalhar para tentar mudar essa triste realidade que enfrentamos, que é a ausência paterna”, finalizou a Verena Barros.

30082019_pailegal_03.jpg

Everton Barbosa, que recebeu o exame de DNA com o resultado positivo, expressa o sentimento de poder saber que é pai da Thayla Gabriella. “É muita alegria nesse momento, pois eu já tenho dois filhos e agora tenho a felicidade de receber a notícia de que tenho mais uma. Desde o principio eu tive a desconfiança de que ela era minha filha e, tive todo apoio da Defensoria Pública nessa junção de podermos nos encontrar para ter essa certeza. Agora, pretendo que sejamos cada vez mais unidos”, declarou o pai da Thayla.

Larissa Ramos, uma das mães que participaram da ação, revelou como conheceu o programa Pai Legal. “Eu fico muito feliz em poder ter o reconhecimento do meu filho e, registra-lo com o nome do pai, pois é muito importante na vida dele, a presença paterna e materna. Conheci o programa quando foram apresentar nas escolas públicas e fiquei contente de saber que, pela Defensoria Pública, podemos realizar esses processos de forma gratuita, já que esses processos são caros e, muitas vezes, não temos a condição de pagar. Eu realmente desejo que o Projeto continue e que as famílias possam aproveitar esse recurso que nos ofertaram”, concluiu.

30082019_pailegal_04.jpg

Texto: Camila Madureira

Fotos: Gerson Rocha


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...