Defensoria Agrária de Marabá visita indígenas_2019_1.jpg

Na última quarta-feira, 04 de dezembro, o defensor público Rogério Siqueira, visitou duas aldeias indígenas pertencentes à etnia Parakanã, localizadas na divisa dos municípios de Itupiranga e Novo Repartimento, sudeste paraense. A visita foi solicitada pelos indígenas de três comunidades: Itapeyga, Parono´ona e Inaxyganda, que solicitaram a reunião com a Defensoria Pública e relataram o abandono da educação nas referidas comunidades.

Durante a visita, eles puderam constatar a precariedade das escolas nas aldeias, como: falta de merenda, material escolar, energia elétrica, telefonia, acesso à internet, freezer ou geladeira para o melhor armazenamento de alimentos, além de poucos funcionários.

Os indígenas relataram que o alimento destinado ao preparo da merenda escolar mensal, é de apenas 2kg de feijão, além de não disponibilizarem carne e nem suco para complementar a alimentação dos alunos. Na ocasião, também informaram que, para ter acesso a esse alimento, é necessário ir até a sede do município, distante a 80km das comunidades Parakanã.

Defensoria Agrária de Marabá visita indígenas_2019_3.jpg

O defensor público agrário, Rogério Siqueira, diante da atual situação, vai enviar recomendações e ofícios à Secretaria Municipal de Educação e ao prefeito de Itupiranga, a fim de garantir o direito das crianças e adolescentes a um ensino e à merenda escolar de qualidade. “Os indígenas das comunidades Itapeyga, Parono´ona e Inaxyganda são pessoas simples, carentes e precisam do atendimento da Defensoria Pública Agrária. As crianças e adolescentes necessitam de condições mínimas para desenvolver o estudo”, ressaltou.

Nos próximos dias será agendada uma reunião com o secretário de Educação, com o Departamento Jurídico e o prefeito de Itupiranga, visando solucionar os problemas para o 1º semestre de 2020.

 

Texto: Vinícius Leal


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...