600x400_161219_01.jpg

No último sábado, dia 14 de dezembro, a Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Ações Estratégicas (NDDH), participou de uma oficina com entidades que prestam assistência às pessoas em situação de rua, na Região Metropolitana de Belém. A oficina foi realizada na sede da ONG “Missão Belém”, localizada em uma chácara, distante a 5 km da sede do município de Benevides e contou com a participação de 43 pessoas de diferentes organizações sociais.

Desta vez, a oficina não foi direcionada às pessoas em situação de rua, mas sim, para os voluntários que trabalham com o acolhimento dessas pessoas, com a finalidade de criar uma rede de melhor comunicação e integralidade. Por esta razão, profissionais do Centro Pop, da UFPA e de outras instituições, realizaram palestras a respeito da melhor forma de abordar pessoas em situação de rua, como recepciona-las adequadamente, entre outras condutas.

600x400_161219_02.jpg

A coordenadora do NDDH, Juliana Oliveira, além das defensoras públicas, Anelyse Freitas e Felícia Fiuza, que atuam no Núcleo, também participaram da roda de palestras, onde puderam explicar como a Defensoria Pública do Estado trabalha para promover e reestabelecer a cidadania a essas pessoas, bem como pode agir individualmente em cada caso.

Na ocasião, três pessoas que já ficaram em situação de rua participaram da oficina, onde puderam dar o seu relato de como foi esse momento de suas vidas. PH foi uma dessas pessoas; ele foi assistido pelo NDDH, conseguiu por meio da Defensoria Pública recuperar toda sua documentação e hoje ele tem sua residência própria, além de agradecer e comemora o feito. Hoje, ele participa de grupos de voluntariado que ajudam pessoas que estão na mesma situação que ele viveu no passado, auxiliando na melhor conduta de abordagem e ajuda a essas pessoas.

 Texto: Vinícius Leal


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...