Palestra 3.0_2020_corpo.png

Na última segunda feira, 20 de janeiro, a Defensoria Pública do Estado lançou uma cartilha sobre a campanha Janeiro Branco, a qual visa informar e alertar a sociedade e as instituições, a respeito da importância e os impactos da saúde mental na vida das pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas, totalizando 9,3% da população, atingindo mais de 260 milhões de pessoas. Além disso, um levantamento realizado pela Vittude, plataforma on-line voltada para a saúde mental, aponta que 37% das pessoas estão com stress extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. A ansiedade extremamente severa atinge níveis ainda mais altos: 63%.

O fato de a campanha ser em janeiro é uma estratégia temporal, pois busca chamar atenção para que todas as pessoas debatam e planejem ações em prol da saúde mental ao longo do ano. Apesar de ser um pouco desconhecida comparada a outras campanhas, como Setembro Amarelo, que é quando a saúde mental torna-se pauta, Janeiro Branco tem como maior objetivo discutir essa questão todos os dias.

De acordo com a cartilha, a saúde mental é um estado de bem-estar onde o individuo é capaz de administrar a própria vida junto a suas emoções. Além de que não há um padrão, um sintoma necessariamente físico para saber se deve procurar ajuda profissional, mas é necessário estar atento (a) àquilo que estiver impedindo emocionalmente o indivíduo de suas tarefas cotidianas.

Ainda sobre a cartilha, é essencial ter conhecimento de seus limites, investindo no autoconhecimento, praticando atividades físicas, para produzir o relaxamento e bem-estar do corpo. Além de que, se adequar a uma alimentação saudável busca suprir a carência de reações químicas e físicas gerados pelos alimentos que contribuem para o estresse cotidiano.

Tendo em vista os objetivos da campanha e da cartilha, a Defensoria Pública do Estado do Pará, realizará uma palestra informativa e de apoio sobre o assunto, no dia 31 de janeiro, a partir das 9h da manhã, no auditório do Prédio-sede da instituição, 4° andar.

 

Texto: Ádria Pereira


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...