WhatsApp Image 2020-02-06 at 15.48.54.jpeg

O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Ações Estratégicas, da Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH) realizaram nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, um evento em alusão à Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa. O evento foi coordenado pela defensora pública Felícia Fiúza.

O evento contou com representantes de diversas denominações religiosas, onde cada um explicou os fundamentos de sua religião e a importância de suas crenças à sociedade, pregando a liberdade religiosa entre os cidadãos.

A defensora pública, Felícia Fiuza, explicou que os direitos de liberdade de expressão e religião são garantidos pela Constituição Federal e que nenhum cidadão pode ser reprimido por suas crenças. “A importância do evento, criado em 2010 pela ONU, é da congregação das mais diversas vertentes religiosas existentes já que na capital ainda não é tão falado ainda sobre o tema, aproveitando para esclarecer suas práticas”.

A delegada Hildenê Falqueto, ressaltou que “a maior incidência dos crimes na delegacia especializada são de LGBTfobia, racismo religioso e intolerância religiosa, onde são enquadrados no tipo de injúria qualificada”.

Na ocasião, participaram da roda de conversa representantes da União Espírita Paraense, religiões de matrizes africana, a representante do Centro Israelita, do movimento Hare Krishna, também contou com a presença da delegada de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos além de representantes da Comissão da Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará.

É importante esclarecer que qualquer pessoa pode denunciar maus-tratos contra idosos ou homossexuais, mesmo sem ter sido a vítima da agressão. Para isso, funcionam os serviços Disque Denúncia, o “Disque 100”, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, e o 181, da Polícia Civil do Pará.

Texto de Caio Mascarenhas e Gerlando Klinger

Fotos de Gabryella Pompeu e Luana Cantanhede


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...