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Na última quinta-feira, 7, a Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), emitiu recomendação aos planos de saúde Unimed Belém e Hapvida, com o objetivo da criação de um canal de informação com os órgãos do sistema de justiça.

O texto afirma que considerando a atual situação do Pará no contágio da Covid-19 e da saturação do sistema de saúde, é necessária maior clareza de informações e melhor acesso a elas. Portanto, recomendou-se a criação de um sítio eletrônico de acesso personalizado, via login e senha, aos órgãos do sistema de justiça, em que seja diariamente atualizado sobre a situação do plano de saúde, no que diz respeito ao enfrentamento do novo coronavi´rus.

Nessa plataforma, seriam fornecidas informações como o tratamento das pessoas com sintomas de síndrome respiratória, a quantidade de leitos clínicos, ambulatoriais e de UTI com respiradores disponíveis, além da taxa de ocupação por unidade, o número de atendimentos diários realizados e o número de pacientes aguardando transferência para UTI também devem constar no sítio.

Além disso, foi orientado que se crie um canal de atendimento prioritário, via e-mail, telefone ou whatsapp, especifico para análise dos problemas relacionados ao tratamento do coronavi´rus, a fim de que haja soluções extrajudiciais de conflitos em casos individuais, durante esse período de pandemia.

A recomendação dá o prazo de cinco dias para que sejam informadas as providências tomadas no sentido do cumprimento das orientações e foi assinada pela coordenadora do Nudecon, defensora pública Luciana Rassy, pelos defensores públicos Rodrigo Ayan, Nilza Maria Paes, Suzy Oliveira, Mauro Pinho, Arnoldo Peres Junior e Carla Constante.

 

Texto de Jade Gorayeb


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