Novo-DPG_2020_1.png

O defensor público João Paulo Lédo foi nomeado, na última quarta-feira, 27 de maio, pelo Governador Hélder Barbalho, como o novo Defensor Público-Geral do Estado do Pará. Na eleição do último dia 22, João Paulo encabeçou a lista tríplice para o cargo com 129 votos.

De acordo com o João Paulo Lédo sua gestão vai focar em dois pontos centrais: a contratação de novos defensores públicos, para suprir a necessidade de municípios do interior e a informatização dos serviços. “A Defensoria Pública é uma instituição fundamental para a sociedade, principalmente para a população mais carente – seja na orientação de direitos e também no acesso à justiça”, explicou.

O novo Defensor Público-Geral explicou que a equipe de transição vai trabalhar para a retomada do atendimento presencial, segundo ele “levando em consideração o momento de cada município nesse período de pandemia e sempre com a proposta de melhorar ainda mais o atendimento à população”, finalizou.

Em nove anos como defensor público já atuou em diversas cidades do interior do Pará como Porto de Moz, Senador Jose Porfirio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Icoaraci, Castanhal, Santa Izabel e, atualmente atuava na 1ª Defensoria Cível e Criminal de Benevides, na região metropolitana de Belém.

Em sua trajetória, João Paulo Lédo já foi agraciado com o 2º Lugar na categoria Peça Jurídica, do Prêmio Benedito Wilfredo Monteiro. Em 2015, teve sua tese aceita no 6º Congresso Internacional de Ciências Criminais, realizado em Porto Alegre. Em 2016 fui agraciado com a Comenda de Direitos Humanos “Paulo Frota”, concedida pela Assembleia Legislativa do Pará, por destaque na luta pelos Direitos Humanos, por trabalho que realizei a frente da Defensoria Pública Agrária.

Formado em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama), tem extensão emo Extensão em Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC-SP - 2008), especialização em Direitos Fundamentais, pela Universidade Federal do Pará e mestre em Direitos Humanos e Intervenção Penal, ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Já em outubro de 2016, foi selecionado e participou do Curso de Direito Penal e Processual Internacional na Universidade de Gottingen-Alemanha.

 

Texto de Gerlando Klinger, com informações de Rodrigo Reis.


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...